segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Este homem é craque a fazer programas de rádio e a pedir dinheiro aos seus ouvintes



Foto 'roubada' ao site 99% Invisible
“This is 99% Invisible. I’m Roman Mars”.

É assim que começam todos os episódios de um dos programas de rádio que, sob a forma de podcast, maior número de fiéis seguidores tem na internet. São, aliás, os ouvintes que asseguram o grosso do financiamento necessário, tendo, nos últimos dois anos, já contribuído com mais de um milhão de dólares, através de três campanhas no sistema de crowfunding realizadas no site Kickstarter.
O sistema de crowdfounding explica-se em poucas palavras. A entidade que procura financiamento coloca no site a indicação do projecto que quer implementar ou dar continuidade, indica a verba que pretende e pede contribuições particulares. Se atingir o valor pretendido, recolhe todo o dinheiro. Se não chegar a ele, não leva verba nenhuma para casa. Ao mesmo tempo, fixa uma série de recompensas simbólicas a quem participar com determinadas verbas. 

No caso do “99% Invisible”, a primeira campanha decorreu em Agosto de 2010 e rendeu 170 mil dólares. A segunda, em Novembro do ano passado, ultrapassou os 375 mil e a terceira foi concluída há poucas semanas e rendeu a módica quantia de 620 mil dólares. Pondo a calculadora a funcionar, concluímos que os fãs do programa contribuíram para a sua continuação com 1.165.000 dólares!
O repto lançado este ano tinha como objectivo não só manter on-line o programa de Roman Mars como também mais seis, todos integrados numa rede a que foi dado o nome de Radiotopia. Eram pedidos 250 mil dólares, objectivo atingido em apenas seis dias de campanha. A fasquia foi então colocada mais alta. Caso a verba chegasse aos 400 mil dólares, a Radiotopia juntava aos sete mais três programas. O ambicioso objectivo foi atingido e ultrapassado.


Um nome pouco chamativo

À primeira vista, “99% Invisible” estaria condenado a ser um programa de élite, destinado a um pequeno grupo de pessoas, não parecia ter o que é preciso para agarrar grandes multidões de fiéis ouvintes.
A começar pelo nome do programa que é, ao mesmo tempo, o do site (http://99percentinvisible.org/). Toda a gente sabe que a denominação de um site deve ser chamativa e ter o menor número possível de letras para que os potenciais visitantes não se percam ao digitá-las.

E depois, que raio quer dizer ’99 por cento invisível’? Roman Mars já explicou isso em várias entrevistas. Pegou na frase do arquitecto  Richard Buckminster: “99 por cento do que somos é invisível e intocável”. E, pensando bem, adaptada ao programa, a frase faz algum sentido, e até peca por defeito, pois, por natureza, um programa de rádio é – pelo menos, para quem o ‘consome’ - 100 por cento invisível. Ainda assim, não é um nome muito chamativo. 

A forma como nasceu também não prenunciava altos voos. Tratou-se de um convite feito a Roman Mars, enquanto produtor independente de rádio, pela Associação de Arquitectura de S. Francisco, de fazer um pequeno programa de rádio focado na arquitectura e design. 
A ideia original era que tivesse apenas um minuto, mas Roman opôs-se, dizendo que não era possível fazer nesse curto espaço de tempo um programa que as pessoas passassem a amar. Conseguiu fazer valer os seus argumentos, ficou com 4 minutos e meio e começou por fazer um pequeno programa de rádio difundido pela estação KALW. Em determinada altura, passou a colocar os programas na net após serem transmitidos na rádio e as reacções positivas não tardaram. Tal como o aumento da audiência e dos downloads. E os ouvintes pediam-lhe algo que, na rádio, nunca lhe haviam pedido: que o programa semanal tivesse uma duração maior. De forma que “99% Invisible” passou a ter duas versões. Na rádio continua a ter exactamente 4 minutos e meio, enquanto que o podcast colocado na net tem, normalmente, uma duração entre os 15 e 18 minutos.

Os segredos do sucesso

O programa não fala de crimes, não tem reportagens de guerra, não faz investigação sobre as promessas não cumpridas de políticos, nem por lá aparecem quaisquer vedetas da rádio ou da TV.
Não tem, portanto, os ingredientes típicos para se tornar no fenómeno que é e que o leva a estar regularmente entre os 20, 30 ou 40 podcasts mais descarregados do iTunes. Em Março, um artigo do DailyDot referia que já haviam sido feitos downloads de 7 milhões de programas de “99% Invisible”. Actualmente, e de acordo com o texto produzido pela equipa, aquando do lançamento da campanha de angariação de fundos, conta com cerca de um milhão de downloads mensais.

As histórias e a forma como elas são contadas constituem as chaves do sucesso. No programa não se contam histórias chatas sobre grandes obras da arquitectura ou de designer. Esses temas originais servem apenas como base ou inspiração para ir à procura de histórias de interesse humano. Como a de uma senhora idosa que resistiu a vender a sua casa a uma empresa que queria fazer um grande centro comercial e que nela se manteve até morrer enquanto à sua volta as máquinas arrasavam todos os outros edifícios. Ou de um arquitecto alemão que embirrava com as linhas rectas nos edifícios e que aparecia a defender as suas teses e ideias… completamente nu.
A prestação vocal de Roman Mars - que, em cada programa, conta com a companhia de mais um ou dois locutores – é outra das grandes mais-valias. E a cereja no topo do bolo é a ‘banda sonora’ de cada programa que é provável que leve tanto ou mais tempo a definir do que todo o resto do programa a ser produzido.

Pode visitar o site aqui, e assistir neste link  a uma entrevista a Roman Mars.

(Jorge Eusébio)


No próximo artigo da secção "Podcast" vamos contar a história do operário radialista que foi pedir dinheiro aos capitalistas para se tornar empresário. Ah, e um dia destes, vamos também falar de "Serial", o documentário radiofónico que mais 'tinta' tem feito correr na internet.


INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR:
 - Um dos podcasts de 99% Invisible figura na 6ª posição na lista dos 25 melhores podcasts de sempre, acabada de publicar pelo site Slate.


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